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Quais os tipos de caminhões que existem?


Podemos classificar os tipos de caminhões existentes de maneiras diferentes, seguindo a necessidade de utilização.


Algumas dessas necessidades são:


  • Por diferenciação de capacidade de carga (carga pesada);

  • Por diferenciação de tamanho (no caso de grandes volumes e pouco peso);

  • Por adequação a diferentes tipos de carga.


Neste artigo iremos focar na avaliação dos tipos de veículos por capacidade de peso ou volume, que possuem como critérios mais importantes a quantidade de eixos e dimensões do compartimento de carga.


Outro aspecto que impacta na determinação do tamanho do caminhão a ser utilizado são as leis de trânsito em alguns centros urbanos, que restringem circulação de caminhões de qualquer tamanho em determinados bairros centrais, trânsito de caminhões grandes nas principais vias e em algumas situações, é possível adquirir liberações mediante autorização especial das prefeituras.


Nas estradas os caminhões sofrem fiscalização quanto ao peso da carga transportada, que deve ser compatível com a capacidade de carga do veículo contratado. Ao longo das rodovias, postos de balança são dispostos para realizar a pesagem dos veículos.


De acordo com um estudo elaborado em 2014 pela NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) mais de cem municípios brasileiros já criaram algum tipo restrição ao trânsito de caminhões.


Confira a seguir os principais tipos de caminhões e entenda as principais diferenças entre cada um deles:

3/4 ou VUC (Veículo Urbano de Carga):

Conhecido como VUC, o caminhão 3/4 (três quartos) é o de menor porte e mais indicado para circular em áreas urbanas.


Suas medidas não podem ultrapassar 2,2 metros de largura e 6,3 metros de comprimento.

Assim como, sua capacidade máxima de transporte é de até 3 toneladas.

Toco (caminhão semipesado):

Esse tipo de caminhão conta com dois eixos na carroceria: um frontal e outro traseiro.


Ele possui capacidade de transportar até 6 toneladas, assim como, tem no máximo 14 metros de comprimento e seu peso bruto (veículo + carga) chega a 16 toneladas.


O caminhão tipo toco é bastante usado como baú para mudanças, transporte de carga seca, cargas gerais e empregado como caminhão caçamba de areia, pedra e terra.

Truck

O caminhão Truck, chamado também de caminhão 6×2, possui o mesmo comprimento do caminhão toco (14 metros), se diferencia pelo seu eixo duplo na carroceria.


Um dos eixos recebe força do motor para proporcionar melhor desempenho do veículo e, consequentemente, carregar cargas mais pesadas de 10 a 14 toneladas.


O peso bruto do caminhão trucado pode chegar a 23 toneladas.

Cavalo Mecânico

O veículo de carga chamado carreta, contam com duas estruturas:


  1. A primeira delas, chamada de cavalo mecânico, possui a força do motor (motriz) e contempla a cabine, motor e rodas de tração.

  2. E a segunda é chamada de semirreboque que por meio de um engate, o veículo pode carregar diferentes tipos e quantidades de semirreboque, ou seja, proporciona autonomia e flexibilidade de trabalho ao caminhoneiro.

Cavalo Mecânico Simples

Conhecido como caminhão extra-pesado, possui duas rodas de tração com eixo simples.

Pode ser engatado em vários tipos de carretas e semirreboques.


O peso máximo suportado varia conforme o semirreboque.

Cavalo Mecânico Trucado

Apesar de se parecer com o cavalo mecânico simples, este modelo se diferencia pelo eixo duplo em seu conjunto e capacidade de carregar mais peso.


Em resumo, a maior vantagem é a distribuição da carga por mais rodas, fazendo com que cada uma delas gere menos pressão no asfalto.


A capacidade máxima também varia conforme o semirreboque.

Conjunto Carreta 2 eixos + Cavalo Mecânico Simples

Conta com um cavalo mecânico e um semirreboque com 2 eixos cada. Sua capacidade total é de 33 toneladas e o comprimento de até 18,15 metros.

Conjunto Carreta 3 eixos + Cavalo Mecânico Simples

Embora este tipo de caminhão seja semelhante a carreta 2 eixos, seu semirreboque tem 3 eixos cada.


A capacidade de transporte total é de 41,5 toneladas.

O comprimento igual ao caminhão anterior e pode medir até 18,15 metros.

Bitrem ou treminhão

Tradicionalmente, o bitrem possui sete eixos e pode transportar até 57 toneladas.

Porém, o modelo com nove eixos (bitrenzão) também se popularizou e possui uma maior capacidade: até 74 toneladas.


De maneira geral, o bitrem com nove eixos não pode ultrapassar 30 metros. Os semirreboques dessa combinação podem ser tracionados por um cavalo-mecânico trucado e são interligados por um engate do tipo B (quinta-roda).

Rodotrem

É um veículo de carga formado por dois semirreboques em um total de 9 eixos que permite o transporte de um peso bruto total de 74 toneladas.


Os dois semirreboques dessa combinação são interligados por um veículo intermediário denominado "Dolly".


Essa combinação só pode ser tracionada por um cavalo-mecânico trucado e necessita de um trajeto definido para obter Autorização Especial de Trânsito (AET).


Tanto o bitrem quanto o rodotrem possuem 9 eixos, todavia a diferença está na forma como os componentes estão engatados e o número de articulações.


Enquanto o bitrem possui duas, sendo a quinta roda do caminhão e quinta roda entre os dois semirreboques, o rodotrem possui três articulações. Uma delas é a quinta roda do caminhão, outra o engate dianteiro do dolly e, por fim, a quinta roda do dolly.

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